1.11.06

REFLEXÕES SOBRE A PAZ

No mundo de hoje existe um tema recorrente e uma vontade incessante na busca pela paz. A gente lê no jornal, na TV, observa no dia-a-dia, na família, com os amigos...
Mas afinal... o que é paz?!?!

Cursando uma universidade pública e inserida num contexto essencialmente ligado à área de humanas, tenho adquirido, automaticamente, uma visão e postura muito voltadas para o combate do individualismo na sociedade. A observação dos que convivem comigo e a preocupação em poder tranformar o ambiente em que vivo para o bem tornaram-se meu foco.
Essa é uma constante no meu cotidiano e, de certa forma, o que escrevo aqui partiu dessa perspectiva de vida que vem se emaranhando no que sou e no que estou me transformando como pessoa.

Pois bem, apesar desse combate ao individualismo, tenho constatado que a verdadeira paz começa quando a gente olha mesmo é para dentro, e não para fora. Porque não é possível haver paz do exterior para o interior. Os conflitos entre as pessoas, físicos, verbais, materiais, são ainda menos intensos que os pessoais, individuais e singulares. A falta de equilíbrio entre o Id e o Superego, a inconstância emocional, o desespero, a insegurança, a "intranqüilidade" entre outras tantas doenças da alma, são conflitos que precisam ser resolvidos internamente...urgentemente!
Essa resolução, essa decisão pela paz, é a mais difícil de ser alcançada...
E é justamente essa paz interior a única poderosa o bastante para resolver os tantos problemas do mundo, principalmente os que fogem do âmbito individual.
O pior é que a gente só passa a perceber isso quando a paz foge totalmente, ou quase, do nosso controle. Como diz a música do Gil, "uma bomba sobre o Japão fez nascer o Japão da paz" ...
Se cada um vivesse em paz consigo mesmo, com o que é e com o que acredita, não haveria necessidade de disputas territoriais, políticas, religiosas, materiais, emocionais...
É tudo pela falta de paz...

Sabe onde está a paz do mundo!?!?
Dentro de você...
Quer saber?!
Descubra-a!


(música de fundo)
"A paz invadiu o meu coração
De repente me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais..."

3 comentários:

Temo disse...

Descubra-a!
Descubra-se!
Encontre-a!
Encontre-se!


Ninguém sabe mas a Paz é irmã da felicidade!

Crio aqui o movimento em prol da auto-felicidade!
Vamos?

Anônimo disse...

ééé Mi...quando a gente acalma nosso interior a gente tem mais paciencia, mais amor ao proximo, mais energia positiva e tudo isso trasnparecee!
toda vez q eu vou explodir eu tento me contralar ou ao menos sair de perto...não eh legal as pessoas se sentirem mal por sua causa! vc tem eh q passar alegria! muita alegria e coisas positivas! isso nos deixa em paz! =) já eh um bom começo..aiuahuiahuiah
beijaummmm flor!

Anônimo disse...

Excelente texto.

São poucas pessoas que têm este entendimento. A maioria ainda prefere apontar as causas da inquietude e do sofrimento como elementos externos: o capitalismo, o encosto, o capeta e, pior ainda, o próximo.

Você tem razão. Um mundo saudável começa com pessoas emocionalmente sadias. Para isto precisa de um pouco de introspecção e de atenção aos problemas internos.

Não pare de escrever!