16.11.07

SOBRE A AMIZADE E AS FLORES

com o tempo, uma das maiores descobertas que acredito encontrar sobre a nossa própria vida é com respeito à amizade...
amizade é uma coisa assim, tão simples de entender, e ao mesmo tempo, tão subjetiva... tão forte, resistente... e ao mesmo tempo, tão frágil...assim, como um jardim...

tenho amigos que são muito amigos... sim... aqueles que estão presentes mesmo quando ausentes, que choram e riem com as suas tristezas e alegrias... amigos que não esquecem que você está lá, não importa a distância... esses, sem dúvida, são os melhores...são plantinhas que mesmo quando não florescem, estão lá, firmes e verdes...

e tive amigos que já não o são... mas enquanto eram, pareciam a felicidade na sua forma mais pura... e sou grata por isso... por ter tido meu jardim intensamente florido, mesmo que só por um tempo... por ter vivido momentos de felicidade e alegria, e por em nenhum desses momentos ter chegado a pensar que um dia eles não existiriam mais... pois de tão intensos, por si só se bastaram... eram amigos mesmo? talvez não... ou talvez a amizade foi como uma flor, muito, muito colorida, que enquanto estava sob os raios de sol, brilhou, viva, intensa... e quando chegaram as nuvens, murchou, como muitas outras flores daquele jardim tão belo.... algumas plantas realmente não vingam... é um processo de seleção natural da vida, que é mesmo cheia de nuvens e tempestades, e céus azuis, e vento, e sol, e seca...

e no período de estiagem, a vida precisa sobreviver... e aí que você olha bem e percebe que algumas pequenas lagoas continuam lá... e que em volta delas começa a surgir um matinho ou outro, dando os primeiros sinais do verde que vai voltar a existir... e vai voltar a existir pois ele sempre esteve lá... suas raízes não morreram... será que é assim a amizade?! talvez sim... são as raízes que sobrevivem ao período da seca...

mas quem é que não gosta de flores? um jardim cheio delas?!?!? coloridas, alegres, resistentes, delicadas, frágeis... mas quantas flores conseguem sobreviver sem sol? e quantas flores não brotam de ervas daninhas, que impesteiam o jardim e fazem tudo parecer um matagal? e quantas flores artificiais parecem ser de verdade? será que compensa manter seu jardim sempre florido, cheio de flores de plástico?

não...

prefiro manter minhas plantinhas, únicas, verdadeiras, lindas e cheias de vida... e que são para sempre...

(homenagem aos meus amigos que eu amo e que me amam, e que merecem sempre um pouquinho mais de água para que nossas flores venham cada vez mais belas...)

2 comentários:

Thata disse...

e nisso eu fiquei sem saber o que dizer...só que o meu coração ficou quentinho de pensar que sou uma flor no seu jardim. e uma das de raízes bem profundas, viu?
daqui ninguém me tira hahah
te amo muito, amiga!
saudades infinitas
bjus

J disse...

Obrigado pelos parabéns, dona Mirella! E você, a quantas anda? Aliás, belo texto. Beijos e escreva mais.