6.8.06

surpresa!

fiéis leitores...

eis aqui uma surpresa para quem achou que este blog estava morto...
resolvi ressucitá-lo...

obrigada, mais uma vez, pela persistência de entrar aqui e observar se esta pessoa que vos fala por um momento quis dizer alguma coisa para todo mundo ler...

na verdade, andei sumida mesmo, e não nego que muitas vezes entrei aqui para tentar escrever algo... mas normalmente achava bobo e desnecessário, ou então o assunto era muito sério e não dava para ser transcrito com palavras...

enfim...hoje eu quis vir aqui falar sobre o meu projeto! sim... o Projeto Mirella 2006/2 (2 pq já estamos no segundo semestre do ano)

Estas férias foram péssimas para mim...mas por outro lado foram ótimas também... todo sofrimento nos traz alguma coisa importante, algo que você de repente enxerga e que não notaria se estivesse tudo bem...algumas coisas que você passa a valorizar em você mesmo ou nos outros, outras coisas que você percebe que realmente precisa mudar, algumas atitudes que você ensaia pra tomar e acaba não tendo coragem...

foi um momento de hibernação reflexiva... que me resultou no Projeto Mirella 2006/2...

sabe quando você se olha no espelho e gostaria de enxergar outra coisa? não por fora... mas por dentro... eu tenho um problema muito sério que odeio odeio odeio.... talvez quem passa por aqui de vez em quando já notou... a minha ansiedade...

a ansiedade é uma coisa dura minha gente, que não serve para nada... só para fazer mal... eu, pelo menos, não conheço nenhum benefício que esse sentimento já tenha me trazido...
ansiedade é quando você deita a cabeça no travesseiro, sabe que está com sono, mas a sua cabeça fica povoada de pensamentos, um puxando o outro, sem parar... se forem pensamentos pessimistas, do tipo tudo vai dar errado, MELHOR AINDA! aí sim você não vai conseguir parar de pensar nisso o tempo todo! e não precisa ter uma causa nobre, um problema realmente preocupante... a ansiedade gosta até das coisas mais triviais, aquelas que para uma pessoa normal passam desapercebidas de tão pequenas...
a ansiedade, para dizer que está presente, não só gosta de povoar o cérebro com suas preocupações antecipadas, exageradas e sem razão de ser, mas também povoa o estômago, o coração, as mãos, as unhas... não tem um pedacinho de mim que não é afetado...

cansa viu...cansa sentir isso... e cansa mais ainda você se sentir incapaz de controlar isso...

esses dias eu estava lendo um livro de um filósofo que comenta um poema muito antigo, chamado Desiderata...postarei ele aqui em seguida...

em um certo momento, ele reflete sobre o que é essencial...
se a gente conseguisse definir o que é essencial na nossa vida, e se voltasse só para isso, tudo seria mais fácil... muitos dos nossos problemas são plantados por coisas não-essenciais... e se as nossas preocupações girassem em torno apenas do essencial, elas seriam justificáveis, talvez até mais fácil de serem resolvidas, já que dizem respeito a coisas tão importantes... o que é essencial? o amor? a profissão? o respeito pelos outros? o carinho? o dinheiro?

lendo aquilo, penso que é praticamente impossível alcançar esse nível de "tranquilidade", mas que deve ser maravilhoso você chegar ao menos perto disso...
ou seja...
a primeira meta do meu projeto é essa...
EU QUERO SER UMA PESSOA CALMA!

calma, sensata...
daquelas pessoas que transpiram tranquilidade e paz de espírito...
parece fácil?! acho que não... tenho um longo trabalho pela frente para conseguir isso...para começar, definir o que é essencial pra mim... o que já não é uma tarefa fácil... no momento, essencial para mim está sendo a honestidade... primeiro comigo mesma... com os outros...
só o fato de ter decidido isso já tem me deixado mais tranquila...

e as outras decisões ainda virão...talvez não menos difíceis...

e aí é que entra outra das metas do projeto:
PACIÊNCIA...
essa mesmo, que dizem ser uma das maiores virtudes do homem...

não é só a paciência com os outros, pois essa eu até acho que tenho - um pouco - mas o pior é ter paciência comigo mesma... com a vida... infelizmente as coisas não podem acontecer no meu tempo... não sempre... e não sempre eu sou capaz de fazer as coisas acontecerem... dentro de mim, fora... tem coisas que fogem do meu controle... e isso me deixa ansiosa...
quero ter paciência para esperar o tempo dizer certas verdades que a gente não consegue enxergar imediatamente... essa paciência que deve ser realmente uma virtude...

enfim...

se eu conseguir pelo menos essas duas coisas, vou gostar mais de mim mesma... vou me tornar uma pessoa melhor... pra mim mesma... porque antes de ser bom para os outros, a gente tem que bom pra gente.... e isso por conseqüência vai acabar sendo bom pra quem está perto também...

logo mais posto o poema...

Nenhum comentário: