3.10.05

sobre a saudade...

Cá estou eu...
Escrevendo sobre a saudade. Resolvi escrever sobre isso porque esse é o sentimento mais constante na minha vida. Eu sempre estou com saudade.
E não é aquela saudade nostálgica de tempos vividos intensamente ou acontecimentos marcantes que já aconteceram há muito.
É saudade das pessoas... e também não de pessoas que já foram embora desta vida, porque graças a Deus eu nunca perdi ninguém que levasse embora um pedaço de mim junto. Todos os meus pedacinhos ainda estão por aqui, espalhados entre as várias pessoas que eu amo. Aliás, a saudade que eu sinto o tempo todo é justamente destas pessoas.
Infelizmente - ou felizmente - a minha trajetória é picadinha... tem um pouquinho de mim em cada lugar, em Araras, em São Paulo, em Guaratinguetá, em São Carlos, em Leme... são muitas localidades para uma pessoa tão magrinha quanto eu.
E é por isso que a saudade me toma inteirinha de vez em quando. E eu fico imaginando porque a minha vida não podia ser normalzinha: com família, amigos, namorado, trabalho e estudos no mesmo lugar. (Parece-me que seria muito mais fácil.)
Provavelmente porque se fosse assim eu não amaria tantas pessoas. Simplesmete porque não conheceria essas pessoas. Será que a saudade faz aumentar o amor quando ele é de verdade? Sim, porque quando é de mentira ele morre rapidinho quando a distância aparece. Os meus amores continuam vivinhos da silva, cada um com uma saudade proporcional a ele. E eu os amo tanto que a saudade dói. Com um detalhe engraçado: quanto mais longe está a pessoa mais saudade eu tenho. Mesmo que ela de qualquer maneira não pudesse estar perto, quanto mais quilômetros existem entre nós, mais essa malandra dói.
Mas tem uma coisa: saudade que é saudade a gente só sente de coisas boas. Se eu tenho tanta saudade significa que a minha vida é cheia de coisas e pessoas boas. Então a saudade devia deixar a gente feliz. Ou não?

3 comentários:

Thata disse...

É, danada, e logo logo você vai arrumar ainda mais pessoas pra sentir saudades. pq eu já sinto de você, saudade antecipada, dói bastante tb, viu. Será q vc vai ter saudade de mim, mesmo sabendo q São Carlos é só 1h de Bauru? ;)

Anônimo disse...

Mí, nem sei explicar a saudade q eu vou sentir de vc.. vc é a primeira pessoa q eu vejo quando eu acordo e a última quando eu vou dormir... não vai ter graça pegar o ônibus sozinha... e voltar prá casa sozinha tb... vou sentir muita falta de vc.. e já tá doendo.. mas é extamente isso.. a gente só tem saudades de coisas boas, então sintas-se uma pessoa privilegiada pois vc ama um montão de gente e um montão maior ainda tb ama muito vc!!!

Anônimo disse...

Mi... Saudade dói, mas é boa qdo é verdadeira. Principalmente se vc pode matar ela qdo reencontra esse alguém. O ruim é saudade de quem já tá no andar de cima e fez parte da sua vidinha. (mas isso não vem ao caso nesse instante). O que importa é que a saudade só exite qdo a gente tem algo bom pra lembrar (já viu ter saudade de alguma coisa ruim?!?!?)
Bjus